Início » Bancada expurgo
Bancada expurgo
A bancada expurgo é um equipamento obrigatório em unidades médicas, segundo determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se de um equipamento destinado para o descarte correto do chamado lixo infeccioso nesses locais, o que inclui sangue e secreções, materiais cortantes, resíduos de diagnóstico ou biópsia, entre outros dejetos que possam oferecer algum risco aos envolvidos na operação.
Esse e outros procedimentos estão ligados à biossegurança, e servem para proteger os colaboradores, pacientes e também o meio ambiente de contaminações. Afinal, se algum desses resíduos chegarem ao solo ou lençol freático, será extremamente prejudicial à natureza.
A bancada expurgo, conhecida também como expurgadeira, deve ser utilizada em hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, necrotérios, veterinárias e outras instituições de saúde.
Características da bancada expurgo
Além de toda utilização já descrita da bancada expurgo, o próprio equipamento tem fatores que corroboram com o combate à infecção e contaminação. Fabricado em aço inoxidável conta com cromo em sua composição e cria uma espécie de película protetora. A proteção chamada de camada passiva impede o contato do equipamento com o ar atmosférico.
Como resultado, a bancada expurgo tem resistência à oxidação, mesmo sob constante contato com água e outros líquidos agressivos para outros materiais. Fator que aumenta a durabilidade e também evita contaminações.
Outro exemplo é a baixa porosidade da sua superfície, na qual bactérias e outros microrganismos tem dificuldade em encontrar aderência – e consequente proliferação –, sendo facilmente removidas com uma simples limpeza.
Aliás, a limpeza da bancada expurgo é prática. Em muitos casos, um sabão neutro com água aplicada em um pano macio resolve o problema sem danificar a peça e deixando-a ainda com aspecto de nova.
Fabricante de bancada inox com expurgo
A Projinox é fabricante de bancada inox com expurgo e desenvolve equipamentos feitos sob medida, porém cumprindo todos os critérios estabelecidos pela Anvisa, como boa vedação na tampa para que os contaminantes não se espalhem pelo ar.
Um projeto em 3D é enviado ao cliente para posterior aprovação, dessa forma, pode se ter uma visão mais realista de como ficará o equipamento quando concluído.
Além disso, a Projinox também conta com instalação desses equipamentos, tem inúmeros cases de sucesso espalhados pelo Brasil, como o Hospital Lauro de Freitas (BA) e Unimed Betim (MG).